style="width: 100%;" data-filename="retriever">Fotos: Renan Mattos (Diário)
Priscila Miler da Silva foi uma das contempladas com o aquecedor solar e um chuveiro novo
Pelo menos 150 famílias de Santa Maria devem ter um alívio na conta de luz nas próximas semanas. É que a RGE começou a instalar aquecedores solares em residências que se enquadrem na tarifa social ou que fiquem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, vai gerar, em média, uma economia de 35% na conta mensal de luz.
Defesa Civil recebe novo caminhão-pipa com capacidade de 9 mil litros de água
A dona de casa Priscila Miler da Silva, 34 anos, mora no Bairro Nova Santa Marta com os três filhos, João Victor, 14 anos, Eduarda, 13 anos e David Luiz, 7 anos. Por conta da pandemia, ela perdeu o emprego como faxineira, e tentar manter as contas em dia ficou cada vez mais difícil. Na última terça-feira, a concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica fez a instalação do equipamento em sua casa.
- Isso vai contribuir muito, porque minha luz, mesmo poupando, sempre vinha muito cara. Está difícil pagar as contas, ainda mais com criança em casa - conta Priscila.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
O aquecedor solar utiliza o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. Esse fluído absorve o calor e circula dentro do reservatório de água, o que faz com que o chuveiro - que é responsável por uma boa parcela da conta - tenha a água preaquecida e reduza o consumo de energia elétrica. Nas casas contempladas, também há instalação de um chuveiro novo e a troca de lâmpadas comuns por LED.
Isso significará redução de R$ 65 mil ao ano para as famílias contempladas em Santa Maria. A RGE já havia feito uma ação similar no município em 2019, onde instalou aquecedores solares em 350 residências do município.
Não existe cadastro prévio para recebimento dos equipamentos. Os consumidores beneficiados são selecionados pela RGE e visitados para ver se atendem as necessidades técnicas de instalação. Em todo o Estado, serão 600 aquecedores solares instalados, que tem investimento de R$ 1,9 milhão.